Control Engineering News

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Missão de técnico em Recife

O técnico em eletrônica, Tiago Tobias Freitas, desembarcou neste início de ano em Recife com uma missão: ajudar na formação de novos cursos e aumentar a demanda de profissionais qualificados para as indústrias. Ele acaba de ser contratado pela Unidade do Senai "Cabo de Santo Agostinho", entidade que está sintonizada com os investimentos realizados no Porto de Suape e no Parque Industrial de Cabo de Santo Agostinho. Boa Sorte Tiago!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Modem-roteador da Talk2M

A empresa Talk2M lançou no mercado um novo modem-roteador para acessar dados remotamente de máquinas ou equipamentos. O equipamento é compatível com Modbus RTU ou dispositivos TCP. A idéia da Talk2M é que o público encare o produto como ferramenta integrante dos projetos complexos de TI. O equipamento suporta conexão GPRS/EDGE, SIM cards padronizados e conexão via ADSL. Veja outras informações em
www.talk2m.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fornecimento para Petrobras

Esta semana, o roubo de computadores da Petrobras e, consequentemente, informações confidenciais da companhia, agitou a imprensa nacional. Obviamente, diante de um fato como esse, a imprensa busca saber quem roubou? por quê roubou? como foi o roubo? ou seja, querem saber cada um dos detalhes que estão por trás dessa história que, ao que parece, está cercada de mistério porque não se trata de "ladrões de galinha", é coisa de profissional.
Bem, ladrões à parte, vamos ao assunto que interessa a esse blog: automação. Para quem ainda não sabe a Petrobras é uma das principais compradoras de serviços e produtos de automação do país. Ela sempre é citada em nove de cada dez coletivas de imprensa de final de ano. Empresas fabricantes mantêem engenheiros exclusivos para atender a Petrobras e a companhia está sintonizada com o que existe de mais moderno no mundo da automação. Quem ainda não é fornecedor clique na URL
http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/CanalFornecedor/portugues/index.asp&lang=pt&area=canalfornecedor
e descubra passo a passo dos procedimentos da companhia exigidos para o fornecimento de bens e serviços.


(são 70 mil funcionários em todo o país)

Vagas para engenheiros em automação ou mecatrônica

Olá! Para quem (assim como eu) ainda está procurando emprego foram publicadas estas vagas no Jornal O Estado de São Paulo no último domingo (17 de fevereiro de 2008):
Técnico em Mecatrônica - para trabalhar em Osasco (Currículos para Av. Dr. Mauro Lindemberg Monteiro nº 185 - galpão 14 - Pq. Indl. Anhanguera - Osasco)
Engenheiro eletrônico - para trabalhar em compras de componentes para telecom - currículos para vagasrh@ig.com.br
Engenheiro eletrônico - para trabalhar em distribuição de componentes em microeletrônica - currículos para cv@maier.com.br
Técnico eletrônico - conhecimento em CLP e IHM - currículos para rh@indsaocarlos.com.br sigla TE
técnico de manutenção eletrônica - para programar o Simatic da Siemens, entre outras funções - currículos para a.fabri@kpfilms.com
E a ABB anunciou vagas para engenheiros de aplicação de automação, drives e eletrificação. Os interessados devem "manjar" de elaboração de proposta técnica e comercial, entre outras coisas. Informações no site www.abb.com.br
Boa Sorte!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Aumento do número de Robôs no mundo

Entre os dias 24 e 25 de janeiro deste ano foi realizado na cidade de Basque, província de Gipuzkoa (Espanha) o “Robot Business Opportunities”. Este evento acontece em paralelo com Fatronik-Tecnalia, feira que foca novos negócios no mundo dos robôs.
De acordo com dados comentados durante o evento, existem atualmente no mundo industrial (atenção, só na área de indústria) perto de 1,2 milhão de robôs. A indústria de robôs cresce a uma média anual de 11% ao ano, mas a estimativa é que um novo recorde seja alcançado em 2007 (os números das empresas fabricantes ainda não foram fechados). O evento considerou três pontos principais para o aumento do número de robôs em chão de fábrica:
1º - a habilidade de robôs “não-convencionais” co-existirem com pessoas, serviços e com os avanços da indústria.
2º - a capacidade de moverem-se além de uma estrutura pré-determinada (ou seja, o conceito de célula robótica está ficando de lado).
3º - baixo custo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

PLC aberto

Na área de links desse blog adicionei a entidade "PLC Open", entidade sem fins lucrativos que promove o uso e disseminação dos equipamentos de controle baseados na norma IEC 61131-3. A norma está em pleno processo de implantação no Brasil pelas empresas usuárias de automação, mas já está bem disseminada nas empresas fabricantes desse equipamento (principalmente em gigantes como Siemens e Rockwell). A entidade é mantida pelos principais fabricantes de PLC no mundo.
Bem, para quem quer saber mais sobre a norma IEC, o site tem muita literatura técnica como por exemplo: um passo a passo para quem introduzir esse conceito da norma na sua empresa. Também há a parte de treinamentos e explicações sobre as linguagens de programação que são reconhecidas pela norma como Ladder, Lista de Instrução, Diagrama de blocos e Texto estruturado.

Ah! Descobri uma nova função do blog que dispensa a confirmação de quem quer postar comentários. Isso evita: primeiro identificar o raio daquelas letrinhas azuis, depois ter o trabalho de digitá-las.