Control Engineering News

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Batom na mecatrônica


Desde que alguns engenheiros no Brasil traduziram de forma errônea a sigla IHM, as mulheres tem se sentindo um pouco injustiçadas quando o assunto é automação industrial, análise de dados de chão de fábrica ou qualquer coisa que envolva algoritmos e softwares. Em Curitiba (PR), entretanto, uma jovem de 24 anos está dando um pouco mais de rosa a esse ambiente essencialmente masculino e provando que as mulheres também tem espaço.
Simone de Lima é funcionária da empresa Hilub Preditiva há três anos e decidiu-se formar-se no curso de Tecnologia de Mecatrônica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O trabalho acontece no chão de fábrica e inclui análise de óleo, vibração e equipamentos industriais.“Um amigo, hoje gerente dos técnicos da empresa, começou a trabalhar aqui e me contava como funcionava o serviço”, lembra. “Com o tempo, fiquei interessada nesse tipo de manutenção. Aproveitei a chance e comecei a trabalhar na área”, diz Simone.
Para ela, o fato de ser mulher pode aumentar a confiança do cliente. “Estar nessa área é uma vitória. Pois é um segmento masculino, em que encontramos alguns homens com conceitos completamente ultrapassados”, explica. “Esse preconceito é a maior dificuldade, porém não são todos que reagem assim. Muitos clientes aprovam uma mulher trabalhando no setor e gostam do trabalho, dizem que mulher é mais cuidadosa, presta mais atenção nos detalhes”, afirma.
A propósito: IHM no Brasil foi traduzido como Interface Homem-Máquina, mas a origem da palavra no inglês é HMI Human Machine Interaction (interface entre humanos e máquinas). Boa sorte Simone!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Marketing da Festo sob nova direção

Carlos César Padovan assume a diretoria de Marketing e Novos Negócios da Festo, empresa de automação industrial. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o executivo é pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Marketing Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas. Sua trajetória profissional teve início na empresa Dow Química Ltda em 1984, na qual atuou por uma década como Gerente de Produto. Em 1995, integrou-se a área comercial da Festo Brasil como Gerente de Marketing. Foi convidado pela Legris do Brasil Ltda em 1998, para assumir o cargo de Gerente Geral, onde também atuou como Business Manager da Parker Legris uma divisão da Parker Hannifin Group. Na Festo, Padovan terá a responsabilidade de propagar a marca e evidenciar os diferenciais que a Festo desenvolve dentro do mercado de automação industrial no Brasil.