Control Engineering News

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Novo cabo de comunicação para Ethernet

A Acromag lançou no mercado um novo cabo de 26 pinos para a comunicação Modbus em Ethernet. Junto ao módulo de interface EtherStax, o novo cabo converte saídas analógicas em saídas digitais para PCs, PLCs e outros dispositivos de controle distribuído. Entre as aplicações típicas encontram-se sistemas SCADA, controle de processos e sistemas de teste e medição. Saiba mais em www.acromag.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Indusoft anuncia próxima geração de software Scada

A InduSoft está lançando sua mais recente geração de software SCADA: o InduSoft Web Studio versão 7.0. Segundo nota da empresa divulgada nos EUA, a nova geração de sistemas reduz o número de etapas durante alguns processos de configuração tornando a plataforma muito mais amigável e produtiva. A versão 7.0 é compatível com o Microsoft Windows 7 e Windows Server 2008 R2 (32 e 64-bit). O usuário também pode fazer desenvolvimentos no Web Studio a partir de outras plataformas suportadas pela Microsoft: Windows CE e Windows Mobile (incluindo Smartphone), Windows Vista, Windows XP e do Windows XP Embedded e Windows 2003 Server. A versão 7.0 do Web Studio traz drivers para os controladores: Eaton ELC, Siemens e Opto 22, além das redes CAN e BACnet, num total de mais de 200 drivers. Também opera via OPC (Ole for Process Control - padrão que permite controladores e dispositivos de fabricantes diferentes operarem em tempo real).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Schneider Electric apresenta Drive Systems para baixa e média tensão

A Schneider Electric divulgou ao mercado novas soluções em acionamento para baixa e média tensão. O Drive Systems é composto por quatro linhas de produtos que incluem os inversores de frequência ATV61 Plus e ATV71 Plus; ATV61 e ATV71 690V; ATV1100; e AFE (Active Front End). Os lançamentos são indicados para aplicações de bombeamento, ventilação, compressores e transportadores.
Os inversores de frequência ATV61 Plus e ATV71 Plus podem ser utilizados em motores de 90kW a 2400kW, com tensão de até 690V. Os produtos são fornecidos nos painéis e oferecem grande flexibilidade de escolha de opcionais. Além disso, a solução é entregue com a montagem testada e validada pelo fabricante, garantindo a qualidade do serviço ao cliente.
Os modelos de inversores de frequência ATV61 e ATV71 também podem ser utilizados nos níveis de tensão acima de 690V. Dessa forma, o cliente pode optar pela solução que melhor atenderá às suas necessidades.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

30 anos do primeiro SDCD Siemens

Há 30 anos, a área de automação industrial da Siemens criava o seu primeiro modelo de Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD). Batizado de TELEPERM M., a solução apareceu como opção para suprir as necessidades de controle e operação das indústrias de processo. O DCS evoluiu e se transformou no SIMATIC PCS 7 - Process Control System 7.
O equipamento atende de forma mais abrangente, aberta e econômica todas as demandas de automação de processo, de acordo com o conceito de Automação Totalmente Integrada (TIA) da Siemens. A solução é capaz de oferecer um sistema baseado em componentes padronizados do portfólio SIMATIC – voltado para atender todas as demandas da indústria.
Com o SDCD SIMATIC PCS 7, desenvolvido em 1997, tornou-se possível a integração de sistemas de controle de processo e energia, incluindo a instrumentação de campo, os centros de controle de motores (CCMs) inteligentes, sistemas instrumentados de segurança (SIS) e os dispositivos de média tensão. A partir daí, a automatização das fábricas ficou mais completa e simples, aumentando a visibilidade geral do processo produtivo para os níveis de gestão.