Control Engineering News

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A panela ou "relação de confiança"??

Certa vez, estava eu lá, novamente preocupado com a data de fechamento de uma revista. De repente, toca o telefone. Do outro lado da linha um sujeito proprietário de uma empresa em Caieiras (interior de São Paulo) que fabrica chapas perfuradas para a indústria. O motivo da ligação dele era para perguntar-me: "Sérgio, como faço para vender para o mercado sucroalcooleiro. Esse mercado está bombando e quero vender para esses caras". A indignação dele era justificável: Ele tinha um bom produto mas não conseguia entrar na "panelinha" que existe nesse setor de álcool e açúcar (assim como deve existir em outros também). Ter preço e qualidade são importantes, mas a relação de confiança e amizade que impera no setor de álcool e açúcar é algo de assustar para os mais desavisados.
Bem, para quem ainda não conhece, eu sugiro como primeiro passo conhecer as usinas do Estado de São Paulo. Hoje, é o maior estado produtor do país de álcool e açúcar. A lista de boa parte delas está no site da Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo) O link está aí:
http://www.portalunica.com.br/portalunica/?Secao=sobre%20a%20UNICA&SubSecao=associadas

Essa associação reúne boa parte do pessoal de São Paulo, mas tem usina e destilaria que não é associada da Unica. Aí meu amigo, o caminho é garimpar com as associações menores do Estado. No Paraná, outro grande Estado produtor no país, o caminho é garimpar o nome com a Alcopar (Associações do Produtores de Açúcar e Álcool do Estado do Paraná). Veja o link direto: http://www.alcopar.org.br/associados/relacao.htm

Bem, ainda falta falar das entidades do Nordeste. Anote aí os dois mais importantes:
Alagoas: www.sindacucar-al.com.br
Obs: esse aí de cima estava dando "pau" quando tentei entrar.

Pernambuco: http://www.sindacucar.com.br/?acao=associados

Quando você for entrando em contato com as usinas o "homem" que toma conta de tudo, geralmente, é o diretor industrial ou gerente industrial. É ele a porta de entrada para você oferecer seu produto, serviço ou empregar-se. Bem, vou terminando por aqui´nessa primeira dica. Até a próxima.

Nenhum comentário: