Control Engineering News

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

PLC aberto

Na área de links desse blog adicionei a entidade "PLC Open", entidade sem fins lucrativos que promove o uso e disseminação dos equipamentos de controle baseados na norma IEC 61131-3. A norma está em pleno processo de implantação no Brasil pelas empresas usuárias de automação, mas já está bem disseminada nas empresas fabricantes desse equipamento (principalmente em gigantes como Siemens e Rockwell). A entidade é mantida pelos principais fabricantes de PLC no mundo.
Bem, para quem quer saber mais sobre a norma IEC, o site tem muita literatura técnica como por exemplo: um passo a passo para quem introduzir esse conceito da norma na sua empresa. Também há a parte de treinamentos e explicações sobre as linguagens de programação que são reconhecidas pela norma como Ladder, Lista de Instrução, Diagrama de blocos e Texto estruturado.

Ah! Descobri uma nova função do blog que dispensa a confirmação de quem quer postar comentários. Isso evita: primeiro identificar o raio daquelas letrinhas azuis, depois ter o trabalho de digitá-las.

Nenhum comentário: